segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Thomas Mann - Discurso contra Hitler - jan 1943




Discurso de Thomas Mann

BBC
Discursos contra Hitler


15 de janeiro de 1943


Ouvintes alemães!


Vai começar o jubileu sombrio: dez anos de nacional-socialismo. O que esses anos trouxeram ao povo alemão? Só há uma resposta, uma resposta que diz tudo: a guerra, essa guerra, tal como a vemos hoje e tal como terminará para o povo alemão. A guerra de Hitler, que mata os filhos de vocês aos milhões e vai fazer do continente – incluindo a Alemanha – um deserto. Esse é o único fato que podemos mencionar quando somos perguntados pelos acontecimentos dessa década. Tudo, desde o começo, apontava para essa guerra, tudo caminhava em sua direção. Todo o resto, seja qual for seu nome mentiroso, a começar pelo próprio nome mentiroso do movimento nacional-socialista, nada mais era que preparação e restauração sistemática para a aventura sem saída dessa guerra que o líder de vocês certamente imaginou de forma diferente da que se vê agora: uma batalha desesperadora em que a Alemanha tem de acumular um crime inexpiável atrás de outro e cujas consequências físicas e morais ela terá de pagar ninguém sabe por quanto tempo.


Todos os pretensos ganhos que o regime conquistou para a Alemanha mostram seu verdadeiro rosto sob a luz desse resultado. Eles se provaram absurdos, mesmo para aqueles que desgraçadamente alguma vez viram aí outra coisa que não fraude, loucura e infâmia. Diz-se que Hitler libertou a Alemanha do desemprego. Sim – através do armamento para a guerra. Nacional-socialismo: ou seja, a solução das questões sociais através da guerra. Diz-se que ele unificou a Alemanha como nunca antes e concretizou o socialismo na medida em que criou uma comunidade popular. Essa comunidade popular era a ditadura da plebe, um horrível terror partidarista que trouxe consigo devastação moral, deterioração humana, violação da consciência, destruição dos laços naturais e mais respeitáveis, como nunca antes um povo vivenciou, e que se amparou em tudo, menos naquilo que é bom no ser humano. Hoje, o aspecto dessa comunidade popular é tal que 700 mil pretorianos pesadamente armados precisam manter sob controle não só o povo ávido por paz, mas também o extenuado Exército Popular.


E o socialismo? Ele é o enriquecimento dos próprios bonzos, a transformação do Partido Nazista em um enorme conglomerado econômico, gordo como Göring. Ele consiste, além disso, na estimulante instituição da “Força pela Alegria”, isto é, no transporte de massas de trabalhadores destituídos de seus direitos para belas regiões. Mas o nacional-socialismo não limpou o país da corrupção republicana e não recuperou a Alemanha da vergonha e da ignomínia aos olhos do mundo, restaurando sua honra? Não há uma só criança na Alemanha que não saiba que, comparadas à corrupção revoltante do domínio nazista, as pequenas inépcias morais da República, infladas por processos imprudentes, eram a própria inocência.


E a honra alemã? A dignidade da ciência foi arruinada, todo e qualquer sentimento de justiça pisoteado, o juiz alemão reduzido a um moleque de recados do Partido, a palavra alemã transformada em deboche através de quebras de acordo e promessas rasgadas, através da infame concepção da política como uma esfera do absoluto cinismo; o nome da Alemanha foi transformado na quintessência de todo o terror, de toda vicejante avidez pelo roubo, de toda crueldade vergonhosa, de toda violência sem compaixão, de maneira que a memória dos povos quanto a tudo aquilo de bom, grande e digno de ser amado que o espírito alemão trouxe outrora à humanidade ameaça sucumbir em um mar de ódio, cujas ondas que avançam impetuosas vocês tentam deter com um esforço desesperado, com “Força pelo Medo”, para não serem por elas tragados. É essa a honra alemã recuperada. É esse o balanço de dez anos de nacional-socialismo. E eu estou contente por me serem dados apenas cinco ou seis minutos para fazê-lo. A história será mais minuciosa.”


pp. 123-125


Fonte: MANN, Thomas. Ouvintes Alemães! Discursos contra Hitler (1940-1945). Rio de Janeiro: Zahar, 2009.


More info




seleção: LdeM

Nenhum comentário:

Postar um comentário