segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Guerra no Pacífico - 1942 - 1943 - Guadalcanal

-->


Guerra no Pacífico

1942 -1943

Japoneses e norte-americanos lutam por Guadalcanal


"Guadalcanal não estava na lista original de objetivos Aliados, mas a tentativa japonesa de construir o campo aéreo de Henderson motivou a elaboração de um plano às pressas, com a Divisão Marinha desembarcando em 7 de agosto de 1942 e encontrando resistência leve para tomar a área. Os japoneses responderam rapidamente, derrotando a marinha norte-americana na ilha Savo. Mas os fuzileiros americanos continuaram a insistir, apesar dos esforços cada vez maiores dos japoneses.

Os ataques japoneses por terra mais notáveis ocorreram em 18 de agosto e 13 de setembro. O primeiro ataque foi prejudicado, mas o segundo chegou mais perto do sucesso. Outro grande ataque japonês no campo de Henderson nos dias 24 e 25 de outubro foi repelido e resultou em um grande número de mortes, especialmente do lado japonês. Mas a batalha continuou equilibrada, e a posse americana do campo de Henderson era frágil.


A batalha por Guadalcanal continuou por terra e por mar até o início de 1943, quando os japoneses decidiram se retirar das ilhas, pois não aguentriam muito tempo com aquela taxa de mortalidade. Os americanos tinham ganhado a supremacia na batalha em medos de novembro do ano anterior.

No entanto, antes da decisão da retirada, os japoneses, determinados a expulsar os americanos, fizeram várias tentativas de desembarcar reforços para suas tropas na região com o chamado 'Expresso de Tóquio', os comboios de abastecimento que recebiam cobertura pesada das forças navais de superfície.

Mas esses comboios eram vulneráveis a ataques, não das aeronaves americanas com base no campo de henderson na própria ilha, mas também das forças navais americanas na área. Em novembro de 1942, foi tomada a decisão de os japoneses realizarem um esforço com força total para derrotar os americanos em Guadalcanal."

"As ações navais decisivas aconteceram entre os dias 13 e 15 de novembro de 1942, quando os dois lados se confrontaram nas águas ao redor da ilha de Savo. Na primeira noite, os japoneses afundaram três destróieres e dois cruzadores no espaço de 20 minutos. No entanto, o sacrifício realizado pela marinha norte-americana impedi os japoneses de atingir o objetivo principal de desembarcar mais homens em Guadalcanal.

Na manhã seguinte, o couraçado japonês atingido Hiei foi afundado por aviões saídos do campo de Henderson. Durante o dia, quatro cruzadores e seus navios de transporte foram afundados, mas esse desastre não marcou o fim dos esforços japoneses. Durante a noite de 14 para 15 de novembro, o couraçado japonês Kirishina foi afundado em menos de sete minutos pelo couraçado Washington. Depois disso, o Alto Comando japonês decidiu retirar seus homens da ilha." (p. 201-203)


"Guadalcanal e as ilhas Salomão se tornaram objetivos estratégicos do Japão no sul do Pacífico durante 1942. Se esses territórios fossem conquistados pelos japoneses, eles serviriam como uma base da qual as linhas se abastecimento Aliadas entre os EUA e a Austrália poderiam ser atacadas, enquanto, se ficassem em mãos Aliadas, as ilhas seriam uma base útil para se lançar ações ofensivas, além de providenciarem proteção contra os ataques japoneses na direção da Austrália.

Em maio de 1942, os japoneses tinham feito bastante progresso no desenvolvimento de instalações na ilha Florida e começaram a chegar relatos para os americanos de que soldados inimigos estavam sendo levados por Guadalcanal para construir um campo aéreo. Isso iria permitir a operação de aviões bombardeiros japoneses contra navios mercadores Aliados e possivelmente contra a Austrália, razão pela qual os EUA decidiriam tomar a ilha. Uma força de 19.000 fuzileiros navais norte-americanos desembarcou na ilha em 7 de agosto de 1942, fazendo os japoneses recuarem para a floresta. O campo aéreo foi renomeado 'Campo de Henderson' e finalizado por engenheiros norte-americanos. O material deixado para trás pelos japoneses foi usado para construir defesas ao redor do campo, que logo seriam necessárias.

Os japoneses não demoraram a responder, mandando uma força de cruzadores para Guadalcanal pela passagem entre Nova Geórgia e Santa Isabel, conhecida como 'a Fenda'. Os japoneses logo descobriram navios Aliados no caminho e atacaram na noite de 9 de agosto na ilha Savo. Eles tiveram uma grande vitória, afundando quatro cruzadores Aliados e deixando os navios de transporte que eram escoltados à sua mercê. Mas, temendo um ataque vindo dos porta-aviões, os japoneses se retiraram, sem perceber que os porta-aviões americanos também tinham sido retirados.

Depois de perder a oportunidade de causar o caos, o Japão começou a lançar uma série de ataques contra os fuzileiros navais, o que se degenerou em uma guerra de desgaste. O primeiro ataque, em 18 de agosto, foi repelido, e o segundo, no dia 13 de setembro, chegou perto do sucesso – mas, na madrugada do dia seguinte, uma combinação do poder de fogo e do poder aéreo americanos parou a ação.

Outras batalhas navais aconteceram, a mais notável sendo o sucesso americano no Cabo Esperança em 11 de outubro e em Santa Cruz em 25 de outubro, na qual os americanos perderam o porta-aviões Hornet. Ao fim de outubro. A questão de Guadalcanal ainda era incerta."


A Fase Final


"A fase final na batalha por Guadalcanal e pelas ilhas Salomão veio em novembro de 1942. os japoneses decidiram fazer um último esforço para derrotar os americanos, investindo toda a sua 38ª Divisão em Guadalcanal, com o apoio de todos os navios numa Esquadra Combinada. Assim como em Midway, a interceptação das informações pela inteligência norte-americana revelou as intenções japonesas. De acordo com o plano, enquanto o 'Expresso Tóquio' (que mantinha os soldados japoneses na ilha abastecidos) do Almirante Tanaka chegava trazendo a 38ª Divisão, forças navais impediram que os americanos interferissem no processo.

Na noite de 12 para 13 de novembro, uma esquadra de dois couraçados, um cruzador e seis destróieres, comandados pelo Almirante Hiroaki Abe, seguiu pela Fenda. Ao mesmo tempo, os americanos despacharam cinco cruzadores e oito destróieres, sob comando do Almirante Daniel Callaghan. As duas forças se cruzaram na ilha Savo, e em minutos abriu-se fogo. Callaghan foi morto por uma bomba que atingiu a ponte de comando do seu navio, o San Francisco.

Os americanos concentraram seu poder de fogo nos couraçados do inimigo, mas pouco puderam fazer para impedir a perda de três cruzadores e dois destróieres antes de Abe decidir-se retirar para o norte. Os japoneses tinham vencido a batalha tática, mas não conseguiram desembarcar seus homens no campo de henderson. No dia seguinte, aviões partindo da base descobriram que o couraçado japonês Hiei tinha sido danificado na luta e não tiveram dó – o navio foi enviado para o fundo do mar em um ataque feroz.

Mais atividades se desenrolaram no dia 14 de novembro. Pilotos americanos localizaram os navios de transporte dos soldados japoneses e suas escoltas e atacaram com força total. Quatro cruzadores foram afundados ou impossibitados de continuar, e seis navios de transporte de soldados foram enviados para o fundo do mar, matando centenas de japoneses no processo. Apesar dessa derrota, Tanaka recebeu ordens de fazer um esforço final no campo de Henderson, bombardeando a base com um couraçado e quatro cruzadores, dessa vez, a marinha norte-americana estava pronta. Dois novos couraçados, o Washington e o South Dakota, estavam aguardando, além de uma força de destróieres. O South Dakota sofreu uma falha de sistema e foi atingido mais de 40 vezes, mas o Washington usou suas armas guiadas por radar para atingir o Kirishima japonês 54 vezes, deixando-o completamente destruído. Os aviões japoneses foram forçados a se retirar, deixando Tanaka com a tarefa de desembarcar a 38ª Divisão à luz do dia e contra um inimigo alerta.

O resultado final foi uma carnificina, com o comboio sob ataque aéreo incessante. Ao fim do dia, apenas 2.000 soldados da 38ª Divisão estavam vivos para se unirem a seus colegas da selva. Era evidente que a crise tinha acabado para os americanos, e, a partir do início de dezembro, os fuzileiros navais começaram uma patrulha agressiva ao redor do campo de Henderson. Os japoneses decidiram que não podiam continuar a sofrer com as mortes contínuas e começaram a se retirar – em 8 de fevereiro de 1943, o último soldado deixou Guadalcanal, representando a primeira e possivelmente a mais importante vitória norte-americana em terra na guerra do Pacífico."

(p. 204-207)

fonte : JORDAN, David e WIEST, Andrew. Atlas da II Guerra Mundial. Volume III – A Batalha no Pacífico. Trad. Tatiana Napoli. São Paulo: Ed. Escala, 2008.


mais info





Guadalcanal
wikipedia




fotos




war movie



seleção : LdeM

Nenhum comentário:

Postar um comentário