terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bombardeio de Hamburg - 1943




Incêndio de Hamburg

Em Hamburgo, as condições também se assemelharam às de um laboratório. A arma expandiu-se livremente, e não apenas, como outrora, dentro dos limites permitidos pelo defensor. Mas a incrível destruição não teria ocorrido sem a ajuda do clima, que foi considerado o agente principal.
 

Em Pforzheim, fazia muito frio; em Hamburgo, ao contrário, há uma década não se via tanto calor e secura. Em pleno verão, a noite de 27 para 28 de julho foi abafada, com temperaturas entre vinte e trinta graus. Da combinação de clima, mistura incendiária, colapso defensivo e estruturas em blocos, resultou o efeito subentendido no codinome ‘Gomorra’ que Harris atribuíra à operação. Tal como Abraão, no Capítulo 19 do Gênese, ele olhou para a cidade pecaminosa ‘e eis que viu a fumaça subir da terra, como a fumaça de uma fornalha’. Foram queimadas entre quarenta e cinquenta mil pessoas; setenta por cento dessas mortes ocorreram no centro, onde arma atingiu uma letalidade de 5,9 por cento. Somente nas ruas residenciais de Hammerbrook, morreram 36 em cada cem habitantes. Sete mil crianças e jovens perderam a vida; cerca de dez mil ficaram órfãos.


Os estreitos pátios internos se transformaram em calabouços ardentes, onde os prisioneiros, sem saída, esperavam pela morte. No zênite do turbilhão, a simples irradiação de calor queimava as casas de uma só vez, de cima a baixo, reduzindo-as a uma língua de fogo. Como uma gigantesca bomba, as rajadas de vento sugavam todo o oxigênio dos porões das casas. Em seis horas de turbilhão, dois bilhões de toneladas de ar puro devem ter sido consumidas na chaminé de sete quilômetros de altura, ao redor da qual a velocidade horizontal do vento chegou a 75 metros por segundo. Sob tais condições, as pessoas perdiam o equilíbrio. Árvores de raízes profundas foram arrancadas, ficando apoiadas sobre a copa. Álamos foram vistos vergados até a horizontal. As equipes de resgate que recolheram os restos dos mortos por asfixia ou carbonização tiveram de esperar dez dias, para que os escombros esfriassem.
[...]

Uma arma com tamanho poder é uma arma estratégica, e deve decidir a guerra. Se não o faz, prolonga o assassinato em massa. Após o gabinete de Churchill ter passado três anos garantindo o aniquilamento do poder militar adversário, o fato de ter finalmente comemorado o extermínio de quarenta mil civis hamburgueses devia ter alguma serventia. A melhor opção, acreditava-se, seria transformá-lo em pretexto para a ‘hamburguização’ de Berlim. Um golpe semelhante contra a capital haveria de provocar a queda do regime e o fim das hostilidades, nunca esquecendo a premissa implícita do ‘bombardeio moral’. Harris citava como exemplo, até o final dos seus dias, o bombardeio de Hiroshima.” [pp. 109-110]



A cidade de Hamburgo, seis vezes maior do que Kiel, foi reduzida, depois de 213 ataques, a uma montanha de escombros oito vezes maior. Cento e doze desses ataques ocorreram em 1940 e 1941, matando 751 pessoas. Os 56 ataques de 1944/45, por seu turno, vitimaram 5.390 pessoas. deixando de lado os ataques incendiários do verão de 1943, as baixas fatais impostas pelas forças aéreas anglo-americanas, de 0,31 por cento da população anterior à guerra, teriam sido bem diminutas. Considerando que as baixas do verão de 1943 tivessem alcançado as mesmas cifras resultantes da carga lançada em 1944, o índice total subiria para 0,57 por cento. Ainda assim, em face do 1,7 milhão de bombas despejadas, à razão de uma por habitante, é forçoso admitir uma vitória da defesa aérea hamburguense. Mais do que isso não se conseguiu em lugar algum, durante a Segunda Guerra Mundial. Salvo três dias, entretanto, a visão posterior dos cinco anos de guerra aérea sobre Hamburgo sempre foi superficial.


Os quarenta mil mortos no ataque de julho de 1943 representam, ao lado das vítimas de Dresden, Hiroshima e Nagasaki, o maior castigo já imposto à criatura pelo poderio bélico. Não por rios de sangue derramados, mas sim pela maneira como os seres vivos foram alijados, com um sopro mortal, da face da Terra. Nas guerras incendiárias e nucleares corre pouco sangue.


Médicos do serviço de salvamento de Hamburgo relataram que centenas de pessoas surpreendidas pelo furacão das correntes de ar quente foram encontradas nuas, caídas no meio da rua. A pele tinha uma tonalidade escura, os cabelos estavam bem conservados e as mucosas do rosto, ressecadas e incrustradas. Os que fugiam dos porões para as ruas se detinham depois de alguns passos, deitavam no chão e tentavam evitar, com os braços erguidos sobre a cabeça, a inspiração do ar quente. Nessas horas, as crianças eram mais vulneráveis que os adultos.” [pp. 188-89]


Em Hamburgo, a maioria das vítimas não morreu nas ruas, mas sim no inferno secundário dos seus porões, governados ora por umas, ora por outras leis da pirotecnia. Passado algum tempo, os porões sugavam o calor externo, funcionando como crematórios, ou então se enchiam, de maneira imperceptível, de gases venenosos. A causa mortis mais frequentemente atestada pelas autoridades médicas de Hamburgo, com uma incidência de setenta a oitenta por cento, foi o envenenamento por gás.


O turbilhão que se formou nos bairros operários de Hammerbrook, Hamm e Borgfeld pouco afetou o Centro Histórico, entre a Estação Ferroviária Central e a Câmara Municipal, que se manteve até o centésimo quinquagésimo sétimo ataque, no dia 18 de junho de 1944, conduzido por oitocentos bombardeiros norte-americanos que tinham como objetivo a fábrica da Blohm & Voss. A VIII Força Aérea [da USAF] lançou suas bombas da altitude de sete mil metros, e elas caíram um quilômetro ao norte do local previsto. Alguns segundos de retardo transportaram o impacto para um alvo totalmente diverso. Nesse caso, em vez da fábrica, quem ruiu sobre os seus alicerces foi a estátua de Gotthold Ephraim Lessing, na praça do Gänsemarkt, e outros alvos de somenos importância para os norte-americanos, como a Jacobikirche, incendiada. Porém o órgão construído por Arp Schnitger, com uma parte murada e outra subterrânea, sobreviveu até mesmo ao tiro certeiro que pôs abaixo a nave central da basílica, no dia 22 de março de 1945.


Apesar de Hamburgo ter sido responsável por 43 dos quatrocentos milhões de metros cúbicos de escombros deixados pelas bimbas na Alemanha, a imagem da cidade não foi tão desfigurada, a ponto de torná-la irreconhecível, como em Colônia, Nuremberg, Darmstadt, Kassel, Würzburg e Düren. A cicatriz que ela carrega provém das três horas de duração do primeiro turbilhão, registrado durante a noite de 28 de julho, que tornaria real a extraterritorialidade do aniquilamento, desvinculado do tempo, do espaço e da confiança na proteção do mundo, permitindo que fosse suprimida, de uma hora para outra, qualquer possibilidade de vida. Entre os verões de 1943 e 1945, período que abarca Hamburgo, Tóquio e Hiroshima, essa possibilidade passou a existir.


Com 83 mil mortos, Tóquio detém o maior número de vítimas, falecidas durante a noite de 8 para 9 de março de 1945. Hiroshima, cuja população era cinco vezes menor, teve 80 mil mortos. Hamburgo tinha três vezes mais habitantes que Hiroshima e teve um terço a menos de baixas. Nas três cidades se formaram turbilhões, e a maioria das vítimas morreu em decorrência do fogo.” [pp. 190-91]



Fonte: FRIEDRICH, Jörg. O Incêndio. [Der Brand] Trad. Roberto Rodrigues. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.



mais info










videos








Nenhum comentário:

Postar um comentário