quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ofensivas no norte da África e Balcãs



fonte: MACKSEY, K. J. “Divisões Panzer – Os Punhos de Aço
(NY, 1968) (BRA, Renes, 1974)
trad. N. Japour


Ofensivas no norte da África e Balcãs desviam forças alemãs



norte da África

“Os vitoriosos alemães se inquietaram quando a Grã-Bretanha não cedeu em 1940 e quando a Luftwaffe foi derrotada na Batalha da Grã-Bretanha – frustrando efetivamente o plano de invasão da Inglaterra. Sem que ninguém soubesse, exceto seus colaboradores mais íntimos, Hitler já havia decidido atacar a Rússia, confiante em que, tendo a força Panzer como ponta-de-lança, poderia esmagar os russos numa campanha única e rápida. Para este fim, a Wehrmacht reorganizou-se durante todo o inverno de 1940/41, enquanto que a influência política e militar alemã se estendia por toda a Europa meridional e pelos Balcãs – o trampolim para a invasão da Ucrânia.

Contudo, para desgraça dos planos de Hitler, seu parceiro italiano, Mussolini, desejou também conquistar louros, invadindo o Deserto Ocidental do Egito em setembro (apena para ser detido pelas forças ligeiras britânicas dentro das fronteiras0), e invadindo a Grécia, através da Albânia, em novembro. Quase que imediatamente, a aventura grega transformou-se num desastre, com os italianos enredando-se em dificuldades sérias para deter a contra-ofensiva grega, que repercutiu na Albânia. Na primeira semana de dezembro, os britânicos revidaram no Egito e eliminaram todo o exército italiano. Tão violenta foi a arremetida inglesa, que na primeira semana de fevereiro toda a Cirenaica e todas as formações italianas importantes haviam sido capturadas. Nesse momento, parecia que as pequenas formações blindadas britânicas podiam avançar quase uqe livremente até a Tripolitânia. Hitler sabia que isto poderia criar uma crise política à qual seu aliado talvez não resistisse,

Assim, Hitler foi obrigado a fazer o primeiro de uma série de desvios da aventura russa. Ele concordou em sustentar a posição italiana na África do Norte com uma nova formação, designada Afrika Korps, dirigida pelo homem que comandara com tanto vigor a 7ª Panzer na França – Erwin Rommel. O Afrika Korps seria formado de duas divisões, e a primeira a partir foi a 5ª Leichtdivision (DivisãoLigeira), que desembarcou em Tripoli a 14 de fevereiro de 1941. na verdade, ela foi a primeira das futuras divisões Panzer menores, criadas bipartindo-se os efetivos de tanques da divisão Panzer original. Possuía apenas um regimento Panzer, formado de dois batalhões de tanques com 90 máquinas cada um, quando a antiga composição divisionária era de dois regimentos de trs batalhões cada um. A 15ª Panzerdivision, que devia partir opara a África depois da 5ª Leichtdivision, tinha inicialmente três batalhões de tanques em seu regimento Panzer, mas também este foi reduzido para dois – em parte devido à baixa prioridade concedida por Hitler à aventura africana.

A 24 de fevereiro, o Afrika Korps teve sua primeira escaramuça com os britânicos no deserto, que marcaria o início de um serviço ativo e ininterrupto de mais de dois anos. [...]”
(p.50)



Balcãs


“[...] Entrementes, a situação do outro lado do Mediterrâneo mudara. Em certo momento, parecia que a ocupação da Romênia, Hungria e Bulgária teria prosseguimento com a tomada da Iugoslávia. Depois disso, a conquista da Grécia seria uma questão de tempo, pois o Exército grego estava nos limites de suas possibilidades, contendo os italianos na Albânia. Por insistência dos gregos, os britânicos evitaram enviar uma Força Expedicionária em sua ajuda, o que poderia, provocar a retaliação alemã.

Todavia, em fins de fevereiro, os gregos chegaram à conclusão de que a intervenção alemã em auxílio da Itália não poderia demorar muito. Quatro divisões britânicas foram então preparadas no Egito e pôs-se em prática um planejamento conjunto anglo-grego, de modo que, em fins de março, quase três dessas divisões já estavam na Grécia e se deslocavam para proteger a fronteira desse país com a Bulgária e a Iugoslávia. Então, de repente, os militares iugoslavos recusaram a perspectiva de ocupação pacífica alemã e depuseram o governo filo-nazista.

Hitler não podia admitir aum desafio desses. Não só o seu prestígio estava em jogo, como também a segurança do flanco sul de suas tropas que em breve arremeteriam contra a Rússia. Assim, a iinfiltração pacífica teve de ceder lugar à agressão violenta, que se iniciou com um bombardeio aéreo indiscriminado de Belgrado, a capital iugoslava.

Desde o início, a posição dos iugoslavos era desesperada. Toda a sua fronteira, exceto o pequeno trecho em comum com a Grécia, fora tomada. Seu exército, mal equipado e mal treinado, estava dividido, por causa da tradicional desconfiança entre croatas católicos e sérvios ortodoxos, que desunia a nação.  O único fator favorável à Iugoslávia era o seu terreno montanhoso. [...]

Os acontecimentos mostraram que a noz fora quebrada, pois os elementos croatas do Exército iugoslavo passaram oara o lado alemão sem luta e o resto do exército desmoronou, permitindo que as divisões Panzer progredissem pelos difíceis caminhos dos vales como se estivessem em exercícios de tempos de paz, e não numa operação sangrenta de guerra. Em alguns lugares havia luta, mas todas sem importância. [...] “ (pp. 52-53, 56)

O que aconteceu de consequente, foi o desgaste do material bélico alemão. “Mas provocou também inoportuno desgaste no equipamento que muito breve teria de funcionar com a máxima eficiência na Rússia.” (p. 56)



fonte: MACKSEY, K. J. “Divisões Panzer – Os Punhos de Aço
(NY, 1968) (BRA, Renes, 1974)
trad. N. Japour

...

videos

Afrika Korps imagens


(em inglês)

sobre Yugoslavia 1941-45
(em servo-croata)


(em grego)
(Batalha de Creta)(em alemão)
(filme da Nova Zelândia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário