quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Queda de Singapura / A Queda da Birmânia



Fevereiro 1942

A guerra do Pacífico



“Depois de Pearl Harbor, o objetivo do Japão era capitalizar o fator surpresa e estender rapidamente seu domínio no Pacífico e na Ásia oriental, para obrigar os Estados Unidos a uma paz negociada que ratificasse as conquistas territoriais japonesas. Semelhante à estratégia nazista, a chave do sucesso japonês é uma vitória rápida e espetacular com o objetivo de interromper o fluxo da ajuda americana à China, expulsar o domínio britânico da Ásia e garantir para si o fornecimento vital de petróleo, borracha e matérias-primas. Esse projeto de domínio continental também tem um forte componente ideológico: o Japão não esconde a ambição de se apresentar como o libertador dos povos asiáticos da secular opressão do colonialismo branco. Contando com uma relação de forças favorável, Tóquio abandona toda cautela, mas cometerá dois graves erros de avaliação estratégica e política. O primeiro é a quase inevitável decisão de jogar todas as cartas na perspectiva de um conflito de curta duração. O segundo consiste na avaliação falha da capacidade de reação dos Estados unidos. Quando o rádio anuncia o ataque a Pearl Harbor, os americanos abandonam toda reserva neutralista e entram em guerra unidos contra o agressor. A poderosa máquina bélica e industrial americana será o fator decisivo em determinar a sorte da guerra do Pacífico.”


O Colapso da Grã-Bretanha na Malásia

“Enquanto está em curso a operação contra Pearl Harbor, o Japão desencadeia a ofensiva contra as possessões britânicas na Ásia. Em poucos dias a frota aérea e naval inglesa em Hong Kong é destruída pelos bombardeios. Em 26 de dezembro os japoneses (provenientes de Cantão) dominam a colônia britânica. A resistência dos tailandeses, conquistados para a causa japonesa, é pouco mais que simbólica. Menos de uma semana depois os japoneses penetram na Malásia setentrional e rechaçam as tropas inglesas para a ilha-fortaleza de Cingapura, onde em um raio de cinco quilômetros se amontoam cerca de cinco milhões de fugitivos. Cingapura era o 'Gibraltar do Extremo Oriente' e um símbolo da dominação do império britânico no oceano Índico. A fortaleza, erguida em 1938, é munida de canhões tais que tornam inexpugnável a um ataque vindo do mar. Quando as operações terrestres mal se iniciaram, as duas meninas dos olhos da esquadra naval inglesa no Pacífico, porém, já tinham sido despachadas: em 10 de dezembro de 1941 um arrasador ataque combinado de aviões torpedeiros e bombardeiros japoneses afunda os encouraçados Prince of Wales e Repulse.

Donos do ar e do mar, os japoneses multiplicam os desembarques de tropas na Malásia. Sua ofensiva terrestre subverte toda previsão inglesa: os blindados e a infantaria japoneses abrem caminho na floresta e avançam com surpreendente rapidez nas plantações de seringueiras. Na metade de janeiro, o XXV Exército japonês de Tomoyuki Yamashita – que percorreu cerca de 700 km em apenas cinco semanas – chegou a poucos quilômetros da ilha fortaleza. As reservas de água, víveres e munições estão praticamente a zero. Depois de encarniçados combates, o general Arthur F. Percival - comandante da fortaleza de Cingapura – levanta a bandeira branca no dia 15 de fevereiro de 1942. A desastrosa condução da campanha na Malásia culmina com a rendição de mais de 80.000 soldados entre ingleses, australianos, indianos e voluntários malaios que se batiam contra um contingente de 50.000 japoneses. Com a mais desonrosa capitulação de sua história militar, o prestígio do império britânico no Oriente desmorona.”



Março 1942

Queda da Birmânia


“No fim de dezembro de 1941 os japoneses tomam conta da Birmânia, apoiados por incursões aéreas a partir da Tailândia, que devastam grande parte das instalações portuárias de Rangum. O objetivo principal de Tóquio é interromper o fluxo de suprimentos aos nacionalistas chineses que percorrem a linha ferroviária que liga Rangum a Mandalay e dali prossegue através de uma zona montanhosa até Lashio, onde começa o 'caminho da Birmânia', que, depois de uma tortuosa trilha de montanhas, chega a Kunning, no sudoeste da China. Uma vez bloqueado um ataque chinês na fronteira setentrional, os nipônicos conquistam rapidamente o apoio de uma população local que não hesita em se livrar de uma administração britânica opressiva e ineficiente e acolher os novos invasores como libertadores. No dia 8 de março de 1942 Rangum cai, e no dia 15 de maio Lashio capitula.

Depois de uma retirada de cerca de 1.500 km, uma parte dos 60.000 britânicos chega a Assam (ao norte, em direção da China) e outros contingentes de infantaria, que se dirigem para oeste, põem-se a salvo ao cruzar a fronteira indiana. Superioridade aérea e melhores técnicas de combate decretam o sucesso dos japoneses, que em maio detêm o controle total do país. Porta de acesso à Índia – a pérola do império inglês na Ásia -, a Birmânia será doravante teatro de uma guerra travada em condições ambientais extremas, onde a temperatura no verão chega a 55 graus na estação das monções as chuvas chegam a uma precipitação de 40 cm ao dia.”

pp. 153-155 e157


fonte: FIORANI, Flavio. História Ilustrada da II Guerra Mundial. Volume 2. São Paulo: Larousse, 2009. trad. Ciro Mioranza


seleção: LdeM

...


mais info

a queda de Singapura




sobre a estrada da Birmânia



videos / movies



Nenhum comentário:

Postar um comentário