sábado, 10 de setembro de 2011

Desacordos entre Hitler e os generais alemães



Operação Barbarossa


Agosto – Setembro - Outubro 1941

Desacordos entre Hitler e os generais alemães



“Apesar da rapidez de seu avanço, os alemães só conseguiram executar um daqueles grandes movimentos envolventes – base do conceito operacional da campanha da Rússia – no setor central. Nas outras batalhas, tiveram de se limitar a empurrar para a frente a grande massa de adversários. […]


Em agosto, as tropas alemãs, depois de conseguir atravessar a 'linha Stálin', obtiveram, em todos os setores do front, êxitos espetaculares, graças a manobras de envolvimento; todavia, pareceu ao mesmo tempo em que as previsões otimistas do mês anterior tinham sido enganosas: por mais fabuloso que tenha sido o número de prisioneiros, as reservas do inimigo, constantemente renovadas, pareciam mais fabulosas ainda. Além disso, os soldados se batiam com mais garra do que as tropas polonesas ou aliadas, e sua firmeza na resistência, depois de certas crises iniciais, intensificou-se ainda mais quando se deram conta do caráter implacável da guerra praticada por Hitler. E depois, o desgaste do material na poeira e na lama russas era infinitamente maior do que se havia calculado, e cada vitória arrastava o vencedor, cada vez mais profundamente, para dentro desses espaços imensos. Pela primeira vez, além disso, a máquina de guerra alemã parecia ter atingido o limite de sua capacidade.


[…]

O OKH e o general-comandante do grupo de exércitos do setor central intercederam para que se concentrassem todas as forças numa ofensiva contra Moscou. Quando estivessem às portas da capital, o inimigo, pensavam eles, reuniria todas as tropas disponíveis; esforça-se-ia por travar uma batalha decisiva  e, assim, provocaria o fim da campanha com o triunfo da guerra-relâmpago. Por seu lado, Hitler queria que se atacasse ao norte, a fim de cortar aos soviéticos o acesso ao Báltico; queria também que se prosseguisse a grande avançada em direção ao sul, tomando como objetivo as regiões agrárias da Ucrânia e a zona industrial da bacia do Don. Toda a operação devia ser coroada pelo embargo das entregas de petróleo do Cáucaso; era um plano que, pela sua miscelânea quase exemplar, demonstrava, ao mesmo tempo, a superioridade de Hitler e até que ponto ele se deixaria encurralar; pois, embora ostentasse o ar de alguém que pode dar-se o luxo de ignorar a capital, ele tentava de fato por fim à enorme tensão – que começava a se fazer sentir seriamente – da situação econômica. 'Meus generais não conhecem nada da economia de guerra...' - não se cansava de repetir. Uma cerrada discussão, que mais uma vez evidenciou a instabilidade das relações entre Hitler e seus oficiais generais, terminou pela remessa de instruções ao grupo de exércitos do centro, ordenando que pusessem suas unidades motorizadas à disposição dos setores do norte e do sul. 'Insustentável', 'inaudito', anota Halder, e sugere a Brauchitsch que os dois se demitiam de suas funções. Mas o comandante-chefe recusou.”

pp. 772-74



fonte: FEST, Joachim. Hitler. (Hitler, eine Studie über die Angst)
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.


seleção: LdeM

Nenhum comentário:

Postar um comentário