domingo, 3 de abril de 2011

Combates do Afrika Korps



1941


Combates do Afrika Korps




fonte: JORDAN, David. Atlas da II Guerra Mundial.
Alemanha versus Inglaterra. Volume I de III.
São Paulo: Escala, 2008.


A chegada de Rommel com o Afrika Korps


“Churchill retirou tropas do comando de Wavell para a defesa da Grécia – deixando apenas uma força de cobertura para defender Cirenaica. Ao mesmo tempo, Hitler enviou ajuda para seu aliado do eixo, destacando a 5ª Divisão Leve e a 15ª Divisão Panzer para a batalha no norte da África. Embora cronicamente mais fraco e mal-equipado, o grupo, que se tornou conhecido como Afrika Korps, ganharia fama sob o comando do General Erwin Rommel – um mestre na estratégia de guerra. Inicialmente, Rommel, sob o comando titular italiano, foi enviado apenas para defender a linha perto de El Agheila. Percebendo a fraqueza inglesa, no entanto, Rommel preferiu atacar em 31 de março – antes mesmo de todos os membros do Afrika Korps terem chegado ao continente. Depois de um breve embate, a 2ª Divisão Armada inglesa recuou da defensiva em Mersa Brega, abrindo caminho para o avanço de Rommel.


Com os ingleses recuando, Rommel enviou parte de sua força para a costa, na direção de Benghazi, onde a 5ª Divisão Leve atacou pelo deserto no sentido de Mechili. Apesar do fato de as forças de Rommel estarem dispersas e com falta de combustível, os ingleses não organizaram nenhum contra-ataque. Na verdade, a retirada deles se transformou em desastre quando, no dia 7 de abril, forças alemãs capturaram o próprio O'Connor e a maior parte da estrutura de comando em Darnah.


Cansados, mas ainda em boa forma, membros da 9ª Divisão australiana e da 2ª Divisão Armada recuaram para a cidade portuária de Tobruk e resistiram, numa tentativa de negar domínio sobre uma cidade portuária importante para os alemães. As forças de Rommel atacaram o bastião defensivo de Tobruk no dia 12 de abril, mas foram repelidas. Sem se preocupar, os Afrika Korps avançaram para o Egito, planejando lidar com o contigente em Tobruk quando lhes fosse conveniente.


Embora Rommel tivesse enviado forças leves para o Egito, os Afrika Korps agora estavam em situação crítica de abastecimento, dependendo de um sistema de apoio logístico que ia por todo o caminho até Tripoli. Forçado a reverter para uma postura defensiva e esperar reforços e abastecimento, Rommel prestou mais atenção no cerco de Tobruk, pois a necessidade de um portoc avançado tinha se tornado crítica. No entanto, o contigente em Tobruk, usando o poder de artilharia, se manteve firme contra todas as expectativas – tornando o trabalho de Rommel muito difícil. Ao mesmo tempo, grande parte da força britânica enviada para defender a Grécia retornou ao Egito, tendo falhado em impedir o domínio do Eixo nos Balcãs.”


fonte: JORDAN, David. Atlas da II Guerra Mundial.
Alemanha versus Inglaterra. Volume I de III.
São Paulo: Escala, 2008.
pp. 69-70

 ...

videos

Afrika Korps imagens


in German (nazi)





LdeM

Nenhum comentário:

Postar um comentário