quinta-feira, 14 de abril de 2011

Avanço do Afrika Korps 1941



1941


Combates do Afrika Korps


fonte: MACKSEY, K. J. “Divisões Panzer – Os Punhos de Aço
(NY, 1968) (BRA, Renes, 1974)
trad. N. Japour



“De todos os generais das divisões Panzer, Rommel era o mais experiente no combate a tanques britânicos. Ele levara a pior em Arras, em 1940, desforrando-se próximo de Bengazi, em abril de 1941. Repelido em Tobruk, em maio, fora o primeiro a consolidar a posição em Halfaya, na fronteira egípcia, antes de se voltar novamente contra Tobruk. Uma série de escaramuças lhe dera poderosa vantagem no Passo de Halfaya, que ele começou a fortificar usando uns poucos canhões antiaéreos de 88 mm para lançar as bases da defesa antitanque. Ele estava prestes a aplicar as lições que aprendera em Arras, para dar maior vantagem as divisões Panzer na defesa. Era preciso adotar uma posição defensiva, pois a chegada da 15ª Divisão Panzer para unir-se à 5ª Ligeira tinha – ironicamente – piorado a escassez de suprimentos, o que impedia qualquer possibilidade de operações ofensivas, pelo menos temporariamente. De qualquer modo, com o passar de junho, tornou-se evidente que os britânicos estavam prestes a atacar.
[p. 57]


“Quando os britânicos fizeram um ataque direto contra o Passo de Halfaya e desviaram os velozes e pesados tanques cruzadores pelo flanco do deserto, no dia 15 de junho, os canhões alemães de 88 mm anularam completamente esses ataque e quebraram a ponta do gancho interior. Logo após, Rommel empenhou sua própria força blindada num esforço para alcançar os tanques britânicos no momento em que estes encontravam dificuldades contra seus canhões antitanques. Mas agora era a vez de os tanques de Rommel terem problemas contra um inimigo que não se abalara e que revidava arduamente – e os alemães foram repelidos.”
[pp. 58-59]


As forças britânicas passaram a usar um novo tanque – o Crusader – visto que os Matildas eram presas fáceis para os canhões de 88 mm – que furavam a armadura quando o tiro era certeiro, em distâncias menores. Em outros tanques os tiros dos flaks 88mm resvalavam na blindagem, quando o tiro era indireto, ou em distâncias maiores. Quando o combate era tanque-tanque os Matilda resistiam aos projéteis alemães.




fonte: MACKSEY, K. J. “Divisões Panzer – Os Punhos de Aço
(NY, 1968) (BRA, Renes, 1974)
trad. N. Japour




videos
 .
Afrika Korps imagens

 .
in German (nazi)

 .
Mk3 Panzer
 .
Panzer!

 .
tanks Matilda
 .
tanks Crusader
 .
flaks 88mm



LdeM

Nenhum comentário:

Postar um comentário