terça-feira, 15 de março de 2011

EUA - Congresso aprova a Lend-Lease Act



Estados Unidos



Congresso aprova a Lei de  Empréstimo e Arrendamento

(Lend-Lease Act 1941, 11 de março)


Após o célebre discurso, no qual proclamava a América como o “Arsenal da Democracia”, o Presidente Franklin Roosevelt enviou o projeto de Lei  do “lend-lease”, no qual o governo americano passaria a fornecer material bélico e outros serviços aos aliados na guerra mundial iniciada em 1939. Os aliados – naquele momento, eram os britânicos – a enfrentarem os alemães-nazistas e os italianos-fascistas – e os chineses – oprimidos e saqueados pelos japoneses-militaristas.


Discurso “Arsenal da Democracia



Roosevelt procurava manter bem diante da opinião pública que estava dividida entre ajudar as nações atacadas por forças do Eixo e manter a neutralidade. A lei de empréstimo e arredamento previa uma ajuda, não uma intervenção. A ação direta das forças armadas ainda não era 'desejo popular', visto que somente o ataque japonês em Pearl Harbour, no fim de 1941, levaria o povo norte-americano a unir-se indignado contra o ataque do 'dia da infâmia'.


Mas vejamos como estava o ânimo belicista (ou o isolacionista) do povo norte-americano no início do turbulento ano de 1941.


“Apresentando seu projeto, o Presidente interpretara corretamente o sentimento da nação. Durante dois meses o projeto foi debatido no Congresso. Quando veio a cotação final, a medida foi aprovada por 317 a 171 na Câmara e por 60 a 31 no Senado. Se o Congresso, como parece razoável presumir, refletia a opinião pública do país, restaria pouca dúvida de que o povo americano estava disposto a ajudar a Inglaterra. As noções convencionais de neutralidade estavam fora de moda; diante de uma agressão mundial o sentimento americano estava inclinado a se alinhar contra o agressor.


Com isso não se quer dizer que o povo americano no início da primavera de 1941 estivesse pronto para a guerra. Nada é mais comum neste mundo, tanto para o indivíduo como para a massa, do que nutrir desejos contraditórios. Quando o projeto do 'lend-lease' foi aprovado, muitos americanos tanto queriam evitar a guerra como ajudar as democracias, mesmo com o risco da própria guerra. A organização 'América Primeiro' ainda estava em atividade. Quando Hitler, coroando sua carreira de loucuras, lançou um ataque contra a Rússia em junho de 1941, os partidários da não-intervenção passaram rapidamente a argumentar que se por acaso existira algum perigo para os Estados Unidos, esse perigo agora tinha sido afastado. Por que não deixar que os dois colossos totalitários se destruíssem mutuamente? Poderia haver um fim mais desejável do que uma Alemanha fraca e um regime enfraquecido no Kremlin?


[...]


Do momento em que o 'lend-lease' foi promulgado, o governo partiu na direção de uma nova lei que ampliasse medidas positivas de ajuda às democracias. As forças aéreas e navais dos Estados Unidos eram enviadas para patrulhar o Atlântico; o raio de suas operações foi estendido mais para leste. No dia 9 de abril foi firmado um acordo com o ministro dinamarquês em Washington (que foi naturalmente desautorizado pelo governo cativo em Copenhague) segundo o qual era dado aos Estados Unidos ocupar a Groenlândia; três meses depois tropas americanas substituíam os ingleses na Islândia. Numa área amplamente diferente, aproveitou-se de uma reviravolta de acontecimentos militares favoráveis para declarar que o Mar Vermelho não era mais zona de combate, tornando-o assim acessível à navegação americana e aliviando a posição britânica no Egito. O Presidente, no fim de março e no princípio de abril, foi de certo modo elítico em suas referências ao problema de proteção das rotas oceânicas; mas num discurso no dia 27 de maio proclamou uma ilimitada emergência nacional, falou com franqueza das medidas que estavam sendo tomadas e declarou taxativamente que as mercadorias deviam ser entregues a qualquer preço. De outro lado, o afundamento do navio americano, o 'Robin Moor', no Atlântico pôde passar sem qualquer reclamação junto ao governo alemão.” (pp. 118-120)



fonte: PERKINS, Dexter. A Época de Roosevelt. 1932 -1945. (The New Age od Fraklin Roosevelt. 1932 -1945. University of Chicago, 1957) trad. Edilson Alkimim Cunha. Rio de Janeiro, O Cruzeiro, 1967.



mais sobre o Lend-Lease Act
em




videos

(english/ USA)






LdeM

Um comentário:

  1. O programa "lend-lease" abasteceu primeiramente os britânicos, mas não somente, a URSS, a França livre, o Canadá e outros aliados passaram a ser beneficiados pelo programa.

    ResponderExcluir