quarta-feira, 16 de maio de 2012

Atentado contra Heydrich - Operação Antropoide - Consequências




Atentado contra Heydrich

(Operação Antropoide)

maio 1942

A Situação dos Territórios Ocupados


Conhecido como um dos mais frios e determinados carrascos nazistas – admirado até por Adolf Hitler – o 'Protector' Reinhard Heydrich, General das SS, pagou com a vida por todo o seu serviço de 'proteção' (entenda-se 'opressão') na Boêmia e Morávia, regiões da Tchecoslováquia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Era tão dedicado que foi apelidado de “Açougueiro de Praga”.

O 'Protektor' Heydrich teve papel central – junto a Eichmann – para o estabelecimento do massacre organizado, o Holocausto (Shoah) contra os judeus, em Conferência em Wannsee, arredores de Berlim, em janeiro de 1942.

Adolf Eichmann, director da Secção para os Assuntos Judaicos (Judenreferat) da Gestapo, resumiu o resultado da reunião numa acta, segundo a qual Heydrich comunicou aos participantes que, baseado numa "autorização prévia" de Hitler, iria agora começar a deportação de todos os judeus europeus para a Europa de Leste. Sublinhou o facto de a “liderança na preparação da solução final da questão judaica" pertencer exclusivamente a ele, independentemente das fronteiras geográficas. A inclusão dos chamados “mestiços“ (pessoas com pais ou avós cristãos e judaicos) e de parceiros judeus em “casamentos mistos” nas deportações levantou contudo polémica.” ( Casa da Conferência de Wannsee )


Os britânicos tinham real interesse em interferir nos territórios ocupados pelos alemães e não hesitaram em colaborar com agentes tchecos para se livrarem do líder nazista que não poupava vidas humanas para implantar sua 'proteção'.

Em Londres, o governo britânico incentivou o governo tchecoslovaco no exílio (Prozatímní státní zřízení) a tramar o assassinato de Heydrich. Sua morte certamente traria retaliações, mas tanto britânicos como tchecos acreditavam que valia a pena pagar este preço. Dois homens especialmente treinados pelas Forças Especiais britânicas, Jan Kubiš and Jozef Gabčík, foram escolhidos para a operação. Depois do treinamento, eles saltaram de paraquedas de um avião Halifax do Esquadrão 138 da RAF.” (Discovery)

Com o atentado – e posterior morte, por infecção devido aos ferimentos – de Heydrich, o comando nazista não mediu esforços para aterrorizar a população dos territórios tchecos. Aldeias inteiras foram invadidas e arrasadas – com destaque para o trágico destino de Lídice, que sofreu um massacre.

Resumir aqui a vida e a carreira cruel de Heydrich é impossível e inútil. Apresentaremos apenas alguns trechos de artigos da internet e links para vídeos e filmes.


Assim a atenção centra-se no percurso diário de Heydrich. O oficial alemão revela-se negligente com a sua própria segurança. Conforme repete por diversas vezes, um cuidado nesse aspecto seria interpretado como sinal de fraqueza. Recusa fazer-se acompanhar por guardas. Viaja sozinho, apenas na companhia do seu motorista. Despreza sistematicamente recomendações superiores no sentido de incrementar a sua segurança, e nem aceita a adopção de blindagem adequada no seu carro.

Após semanas a fio estudando os percursos de Heydrich, Gabčik e Kubiš selecionaram um ponto da estrada com as condições ideais para o ataque: tratava-se de uma curva apertada, no bairro de Kobylisy, onde o carro teria que abrandar, permitindo a intervenção dos dois comandos. Por outro lado, o local permitiria a fuga dos atacantes, que conseguiriam chegar ao centro de Praga com facilidade, misturando-se ai com a multidão. Um deles atacaria Heydrich com uma arma automática Sten modificada, enquanto o outro, munido de granadas especialmente desenhadas para o efeito, seria o homem de reserva.

Na manhã de 27 de Maio de 1942 o ataque foi levado a cabo, mas o plano complicou-se: a Sten encravou, deixando Gabčik à mercê de Heydrich. Neste momento o alemão cometeu um erro fatal. Em vez de prosseguir a viagem em segurança, ordenou ao motorista que detivesse o carro de forma a responder ao ataque. Imediatamente Kubiš arremesou uma granada que explodiu junto ao carro. Heydrich, aparentemente em boa condição, disparou a sua arma sobre os assaltantes em fuga e mandou o condutor prosseguir no encalço dos fugitivos.

Assim, enquanto corriam pelas suas vidas, os dois militares checoslovacos estavam plenamente convencidos que tinham falhado. Não podiam imaginar que Heydrich iria falecer num hospital dentro de dias, o seu corpo envenenado mortalmente por fragmentos do carro que entraram em contacto com o seu sangue.” (Visitar Praga)



Consequências do atentado


Massacre de Lídice

junho 1942


Em represália à sua morte, as aldeias de Lídice e Lezháky foram quase que literalmente varridas do mapa, tendo os seus habitantes sido horrivelmente executados ou deportados para campos de concentração – tudo porque a Gestapo reuniu indícios de que nessas aldeias estariam abrigados Kubis e Gabcik, quando na verdade os algozes do Protektor estavam abrigados na capital checa havia meses. Estes, na verdade, resistiram durante dias na Igreja de São Metódio, em Praga, depois de Petr Curda, desertor da resistência checa, revelou o seu esconderijo e de outros militares checos – após ter sido aliciado pela recompensa de 10 milhões de coroas checas oferecida a quem desse pistas do paradeiro dos assassinos de Heydrich. Kubis, Gabcik e os seus companheiros cometeram suicídio quando ficou claro que não poderiam resistir ao assalto de tropas SS contra o recinto onde estavam escondidos.” (Wikipedia)



fontes:



Wikipedia (Reinhard Heydrich)


Operação Antropoide



links

Heydrich e o Holocausto




Assassinato e funeral de Heydrich




movie 'Operation Daybreak' (1975)


Wannsee Konferenz
jan / 1942



videos / movies



'Conspiracy'


sobre o Massacre de Lídice (junho 1942)







videos


movie

Lidice (2011)



LdeM

Um comentário: