quinta-feira, 28 de março de 2013

Relações do Papado com o Nazismo - 5






Relações do Papado com o Nazismo – continuação 5


A proclamada 'cruzada' nazista contra a URSS


fonte: CORNWELL, John. O Papa de HitlerA História Secreta de Pio XII.



Para o papa Pio XII a ameaça vinha do comunismo soviético, das hordas de ateus do leste, e não do seio da própria Europa ensanguentada por guerras religiosas, guerras civis, e limpezas étnicas. Desde que a nova 'cruzada' fosse feita contra a União Soviética, símbolo do Mal absoluto, a ser destruído com toda a violência, mesmo com a morte de milhões de inocentes. Massacres não faltaram em nome da fé. Fanatismos religiosos e políticos massacraram populações inteiras durante a terrível Guerra Mundial. Europa central, leste europeu, sudeste asiático, ilhas do Pacífico, todos cenários de atrocidades inenarráveis.

“Quando Hitler desfechou a Operação Barbarossa, codinome da invasão da União Soviética, em 22 de junho de 1941, Pacelli se defrontou com diversos e complexos medos e esperanças. Embora 'o principal inimigo da Europa' parecesse fadado à derrota iminente, no verão daquele ano não havia como prever até onde a guerra poderia ir. Com a probabilidade de a União Soviética se tornar aliada da Inglaterra e, com o tempo, dos Estados Unidos, o pontífice descobria-se diante da perspectiva de dar apoio tácito ao comunismo em armas. E o que aconteceria se Hitler fracassasse? O Exército Vermelho avançaria para Oeste, inaugurando uma nova era sinistra de perseguição e destruição do cristianismo.

Mas por outro lado, o que aconteceria se Hitler vencesse e se tornasse o senhor absoluto da Europa? Pacelli estava mesmo convencido de que os nazistas eram o menor dos dois males totalitários? É verdade que alguns membros da Cúria, como Tisserant, sempre acharam que o nazismo era a maior ameaça. Pelo que se diz, Pacelli também partilhava essa opinião já em 1942. ele comentou para um visitante jesuíta: 'É verdade que o perigo comunista existe, mas neste momento o perigo nazista é maior. Eles querem destruir a igreja, esmagá-la como se fosse um sapo'.

Mas havia outras opções na complexa mistura de possibilidades, inclusive uma oportunidade para a evangelização católica na esteira do avanço irresistível da Wehrmacht a caminha de Moscou – e a perspectiva de acabar com a antiga divisão entre catolicismo romano e ortodoxia oriental. Que força de espírito não surgira dessa nova e unificada cristandade, enquanto os gigantes totalitários se esgotavam na guerra?


No começo, parecia que a Wehrmacht estava ajudando no processo de evangelização. Quando a Ucrânia foi 'libertada', em junho de 1941, os jornais cinematográficos e a imprensa alemães concentraram a propaganda na restauração da liberdade religiosa. […]


Hitler tinha outros planos. Foi mais ou menos nessa ocasião, meados de julho de 1941, que ele declarou: 'O cristianismo é o golpe mais terrível que já atingiu a humanidade. O bolchevismo é o filho bastardo do cristianismo; ambos são a prole monstruosa dos judeus'. Ele já começava a tramar a destruição das várias Igrejas. […]

Foi dissipada, assim, a propaganda dos invasores alemães favoráveis à religião. A ideia de proselitismo católico foi rejeitada categoricamente pelo próprio Führer. Em novembro de 1941, Hitler deu uma ordem, por intermédio de Martin Bormann, de que 'até um novo aviso nada deve ser publicado sobre a situação religiosa na União Soviética'.“ (pp. 293-95)

“Hitler estava bastante preocupado com a difusão do catolicismo religioso e político no novo Lebensraum (espaço vital) do Reich para dar duas ordens, em 6 de agosto e em 6 de outubro, proibindo toda atividade da Igreja, no interesse dos povos locais. Uma ordem de 4 de setembro instruía os comandantes a relatarem ao Alto Comando do Exército qualquer 'sinal de trabalho ativo do Vaticano na Rússia'. (p. 296)


“Depois que Hitler invadiu a União Soviética, em 1941, padres do 'Russicum' [ou 'Pontifício Colégio Russo'] e do Colégio Ruteno, no Vaticano, assim como voluntários da Polônia, Hungria, Eslováquia e Croácia, partiram para o Leste europeu. Viajaram como capelães militares; alguns alegram ser civis alistados no Exército alemão; alguns arrumaram emprego com cavalariços, cuidando dos animais do Comando de Transporte Alemão. Assim que se descobriam numa área apropriada para o trabalho pastoral ou missionário, em qualquer ponto do Báltico ao Mar Negro, eles se afastavam do Exército. Os que chegavam em antigas áreas católicas (de rito latino ou oriental) podiam se encontrar numa demanda imediata e perigosa, atraindo centenas de pessoas sem os sacramentos  há muitos anos. Muitos acabavam sendo presos e fuzilados como desertores ou espiões, ou eram enviados para campos de concentração. Os que eram capturados pelos russos iam para os gulags. Até hoje, não há uma contagem oficial dos desaparecidos, presos e executados.” (pp. 297-98)

“A ambição de Pacelli pela evangelização para o Leste, no entanto, não explica seu silêncio sobre o extermínio da população judia da Croácia, um silêncio comparável à sua omissão em se manifestar de maneira clara por conta dos judeus do resto da Europa. [...]” (p. 299)

“Se Pacelli tem de receber o crédito pelo uso de prédios religiosos extraterritoriais do Vaticano como refúgios para os judeus durante a ocupação de Roma pelos alemães, então deve-se culpá-lo também pelo uso dos mesmos prédios para esconder criminosos nazistas e do Ustashe [radicais nacionalistas croatas].” (p. 300)

“Quando começou a receber informações confiáveis sobre a Solução Final, na primavera de 1942, Pio XII reagiu com hesitação, apesar dos insistentes pedidos dos Aliados e de organizações judaicas para que se manifestasse com franqueza. Ele se agoniou até 24 de dezembro, antes de se referir, ao final de um longo pronunciamento sobre o natal pelo rádio, às 'centenas de milhares de pessoas que, sem qualquer culpa pessoal, apenas por causa de sua nacionalidade ou raça, são marcadas para a morte ou extinção gradativa'. Foi o máximo a que ele chegou em termos de condenação pública da Solução Final, num momento em que falar com clareza poderia fazer diferença.” (p. 302)


fonte: CORNWELL, John. O Papa de HitlerA História Secreta de Pio XII.



Seleção / comentários : LdeM


More info

Gulag
(campos de trabalho forçado no sistema soviético)


sobre as barbáries do Ustashe
(e o envolvimento do clero católico)


videos

sexta-feira, 22 de março de 2013

Hitler após a derrota em Stalingrado






Hitler após a derrota em Stalingrado


1943


Fonte: FEST, Joachim. Hitler. 3ª ed. Nova Fronteira, 1976.


“Depois de Stalingrado, Hitler perdeu claramente o controle dos nervos. Até ali, não renunciara senão raramente à atitude estóica, inseparável, segundo acreditava, do modo de ser de um grande capitão; nas situações mais críticas, sempre ostentara uma calma olímpica. Mas, em compensação, a partir de Stalingrado, terminou por se cansar dessa disciplina que se impunha a si mesmo, e violentos acessos de cólera revelaram o preço que lhe custara a terrível sobretensão de suas forças em todos esses anos. Durante as reuniões, tratava seus oficiais de Estado-Maior de ‘idiotas’, de ‘covardes’, de ‘mentirosos’ – e Guderian, que o reviu pela primeira vez em uma dessas semanas, notou, com estupefação, a irascibilidade de Hitler e quão pouco se podia confiar em suas decisões. [...] É preciso, todavia, reconhecer em sua defesa que, desde o fim de 1942, ele sofria de uma profunda alteração do sistema nervoso, dissimulada apenas à custa de um esforço sobre-humano de vontade e autodisciplina; os oficiais superiores do grande quartel do Führer se ressentiram dos sintomas da crise – embora as narrativas posteriores, que mostram um Hitler vituperando sem cessar, vítima das tempestades de temperamento irascível, pertençam ao domínio dos exageros apologéticos. [...]

[...] Em agosto de 1941, Hitler se queixava de fraqueza, de náuseas e de calafrios, seus tornozelos incharam sob o efeito de um edema, e não está excluída a possibilidade de que se tenha verificado, nessa época, a ab-reação de um corpo havia muito tempo mantido em forma de maneira artificial; em todo caso, desde esse instante, as crises de esgotamento se multiplicaram. A partir de Stalingrado, todo dia ele tomava um antidepressivo, não suportava mais lâmpadas fortes e mandou fazer uma espécie de viseira para usar em suas saídas ao ar livre; de tempos em tempos, dizia sentir perturbações do equilíbrio: ‘Tenho sempre a sensação de cair para a direita.’

[...]

“Era um homem que tinha contínua necessidade de ser ‘recarregado’ artificialmente: em certo sentido, as drogas de [doutor] Morell substituíam, para ele, o antigo estímulo das ovações de massa. Desde Stalingrado, Hitler fugia cada vez mais à vida pública e, depois dessa derrota, só pronunciou dois discursos. Já um pouco depois do início da guerra, suas aparições em público tinham-se tornado mais raras e nem todos os esforços da propaganda oficial para explorar essa espécie de fuga num sentido ‘mitificador’ conseguiam substituir o sentimento, outrora tão generalizado, de sua onipresença, com cuja ajuda o regime liberara e canalizara para ele a descarga total das energias, da espontaneidade e do espírito de sacrifício. De repente, essa imagem se tornava caduca. Da mesma forma que, cioso de sua auréola de homem invencível, jamais visitava as cidades destruídas, assim, após as derrotas decisivas da guerra, ele deixou de se mostrar às massas. [...]

“Os pontos fracos do comando de Hitler apareceram sobretudo no decorrer de 1943, quando ele ainda não fazia uma ideia estratégica bem exata do futuro desenrolar do conflito. Segundo testemunhos unânimes de seu entourage, tornara-se inseguro, pouco inclinado a tomar decisões, irresoluto – Goebbels chegou a falar abertamente de uma ‘crise do Führer’. Vezes seguidas, Goebbels incitou um Hitler hesitante a retomar a iniciativa, numa guerra que se desagregava sem concepção bem definida, com uma mobilização rigorosa de todas as reservas do país. [...]

“A aversão de Hitler em exigir do público as privações suplementares inerentes a uma guerra total era determinada sobretudo por uma reminiscência do choque que experimentara por ocasião da revolução de novembro de 1918, mas em parte também desconfiança, já arraigada, que lhe inspiravam as massas inertes por essência, não confiáveis. Também se poderia quase pensar que esse gênero de reação traduzia o sentimento da fragilidade e da precariedade de sua autoridade. [...]

“[...] A tendência de Hitler para não aceitar a realidade assumia, a partir de seus reveses, um aspecto cada vez mais patológico; e disso dão prova inúmeros exemplos colhidos em seu comportamento. Por exemplo, o hábito de percorrer o país dentro de seu vagão-leito, com as cortinas descidas e de preferência à noite, como se estivesse fugindo; [...] É preciso incluir nesse contexto o estilo das conversações de Hitler, sempre degenerando em monólogos intermináveis, sua incapacidade de ouvir ou aceitar objeções, bem como sua mania sempre crescente pelas colunas de algarismos que não terminavam mais, sua rage du nombre. [...]

“É certo que este desprezo pela realidade fora sua força outrora; fizera-o surgir do nada, produzira seus triunfos de estadista e, sem dúvida, também, uma parte de seus êxitos militares. Mas agora, quando a página tinha sido virada, esse desconhecimento dos fatos vinha agravar desastrosamente os efeitos de cada derrota. [...]”



Hitler e o Holocausto


“Ainda hoje paira uma certa obscuridade sobre o momento em que Hitler tomou a resolução de liquidar definitivamente o problema judaico, pois não existe qualquer documento sobre o assunto. Mas é notório que, bem antes de seus partidários mais próximos, ele não tinha considerado apenas como metáforas as expressões ‘eliminação’ ou ‘aniquilação’, mas sempre as ligara à noção de um ato de exterminação física, pois, para ele, uma ideia nada tinha de espantoso: ‘Aqui também’ – escrevia Goebbels, não sem uma ponta de admiração – ‘o Führer é o eterno pioneiro e o porta-voz das soluções radicais.’ Desde os anos 30, Hitler tinha solicitado, secretamente, que se desenvolvesse ‘uma técnica de despovoamento’ e acrescentar explicitamente que isso significava para ele a eliminação de povos inteiros: ‘A natureza é cruel, por que não o seríamos também? Eu envio a flor dos alemães para a tempestade de aço que será a guerra, sem experimentar qualquer remorso pelo precioso sangue que vai ser derramado; por que então não teria eu o direito de exterminar milhões de seres pertencentes a uma raça inferior e que se reproduzem como vermes?’

Empregaram-se pela primeira vez, em 1941, num velho castelo perdido na floresta para os lados de Kulmhof, gases tóxicos para matar as vítimas – e pode-se fazer remontar esse processo às próprias experiências de Hitler durante a I Grande Guerra. Uma passagem do Mein Kampf [Minha Luta] deplora, em todo caso, que ‘não se tenha exposto ao gás de doze a quinze mil desses hebraicos corruptores do povo’, como se fez com centenas de milhares de soldados alemães no front. Todavia, a decisão dessa liquidação definitiva, cada vez que se tomava, nunca tinha nada a ver com o agravamento da situação. Seria equivocar-se grosseiramente sobre as intenções de Hitler interpretar os massacres do Leste como a expressão de um crescente amargor provocado pelo desenrolar da guerra ou como um ato de vingança contra o velho inimigo simbólico: eles devem ser situados, antes de mais nada, na lógica do pensamento de Hitler, e por isso era inelutáveis. Por outro lado, o plano temporariamente estabelecido no Alto Comissariado SS da Raça e da Colonização, bem como no Ministério dos Negócios Estrangeiros, e que consistia em fazer da grande ilha de Madagascar uma espécie de imenso gueto com cerca de quinze milhões de judeus, parecia ir contra os projetos de Hitler nesse ponto essencial. Pois se o judaísmo era verdadeiramente o nefasto portador de germes da grande doença universal, um espírito apocalíptico não podia nem pensar em dar-lhe um lugar de refúgio, mas unicamente em exterminá-lo em sua substância biológica.”
[...]

“No início, procurou-se dissimular o que se passava. Os trens intermináveis que deportavam as populações judaicas sistematicamente recolhidas e amontoadas em todas as partes da Europa rodavam para destino ignorado; boatos enganosamente espalhados falavam de belas cidades novas, construídas nos territórios conquistados no Leste. [...]

Fest comenta que Hitler mantinha silêncio sobre as ações radicais da ‘Solução Final da Questão Judaica’, por qual motivo? “Pode-se fazer toda espécie de suposições sobre os motivos a que obedecia: sua mania de segredo, um antigo resquício de moral burguesa, o desejo de atribuir ao acontecimento um caráter abstrato e de não debilitar a motivação passional através do exame – mesmo assim, é estranha essa imagem de um salvador que esconde sua ação salvadora no mais profundo do seu coração. [...] ”

“ [...] Em meio a uma cadeia altamente organizada de verdadeiras fábricas de assassinatos em série, esse trabalho de extermínio foi, apesar de tudo, pouco a pouco subtraído aos olhos da população, racionalizado e transformado, através do emprego de gases tóxicos. A 17 de março de 1942, o campo de Belzek tinha organizado essa forma de atividade com ‘uma capacidade diária de matar’ 15 mil pessoas; em abril, Sobidor, não longe da fronteira da Ucrânia, seguia o exemplo, com 20 mil pessoas por dia; depois, Treblinka e Madjanek, com cerca de 25 mil, assim como, e principalmente, Auschwitz, que se tornou ‘a maior empresa de exterminação humana de todos os tempos’, conforme disso se vangloriava, aberrantemente, seu comandante, Rudolf Höss, muito orgulhoso dos métodos empregados : o conjunto do processos de assassinato em série, desde a seleção dos que chegavam e sua asfixia, até a eliminação dos cadáveres, incluindo o aproveitamento do que deixavam, tornara-se aqui um sistema, funcionando sem falha, através de operações sucessivas, perfeitamente engrenadas. A toda pressa, em movimento cada vez mais acelerado, continuou-se a proceder a essa exterminação ‘a fim de que não fosse, um belo dia, suspensa ainda no meio’, como explicou o SS chefe de polícia de Lublin, Odilo Globocnik. Numerosas testemunhas descreveram a resignação com que a vítimas marchavam para a morte: em Kulmhof, mais de cento e cinquenta e dois mil judeus; em Belzek, seiscentos mil; em Sobidor, duzentos e cinquenta mil; em Treblinka, setecentos mil; em Madjanek, duzentos mil; em Auschwitz, mais de um milhão. Além disso, os fuzilamentos continuavam. Segundo estimativa (por alto) do comissariado principal para a segurança do Reich, o massacre devia se estender a perto de onze milhões de judeus; mais de cinco milhões foram executados.”


Fonte: FEST, Joachim. Hitler. 3ª ed. Nova Fronteira, 1976. pp. 799-814



Mais info


Stalingrado: início da derrota nazista



Hitler e o Holocausto



A versão dos revisionistas



by LdeM



sexta-feira, 15 de março de 2013

A Singularidade do Holocausto





foto: portão de Auschwitz e a cínica frase: 'o trabalho liberta'




A Singularidade do Holocausto



Por Maria Luiza Tucci Carneiro


In: Leituras da História especial –Grandes Genocídios – ano I – nº 2



“O extermínio de 6 milhões de judeus, conhecido como Solução final, deve ser compreendido como um processo gradual, planejado pelo Estado nazista, que tinha o monopólio da violência. A Solução Final se processou em três etapas distintas: a primeira delas compreende 1933-1938, colocou em prática o boicote econômico e a represália cultural; seguidos do prenúncio da catástrofe entre 1938 e 1941; e finalmente, entre os anos de 1941-1945, foi posto em prática o extermínio como objetivo máximo da Solução Final, decidida e executada por Hitler e seus homens, num momento decisivo da Segunda Guerra Mundial.

[...]

A partir de 1939, os campos de concentração e a política anti-semita passaram por uma grande reformulação. Em decorrência da guerra, o Reich resolveu fazer uso da infra-estrutura e da mão-de-obra judaica disponível com vistas a fortalecer o seu capital bélico.

Ao mesmo tempo, cientistas eram incentivados a acreditar que o assassinato em massa poderia ‘curar’ a Alemanha de um grande mal (os judeus), de forma a garantir a revitalização da raça ariana e da cultura alemã. Daí, alguns especialistas distinguirem genocídio físico do genocídio cultural . [...]
[...]

A execução em massa dos judeus começou na Rússia no início da ocupação alemã. No final de 1941, os judeus alemães radicados nesses territórios começaram a ser deportados para os guetos e campos de concentração no leste. Cerca de 1,5 milhão de judeus foram executados por fuzilamento, método considerado ‘muito lento’. O extermínio dos judeus na Wartheland (parte da Polônia anexada ao Reich) teve início em 1942, no campo de Chelmo. Transportados em caminhões, os judeus eram levados em direção à floresta e morriam no caminhão, asfixiados pelo gás de escapamento. Posteriormente, as vítimas começaram a ser encaminhadas para câmaras de gás, onde era aplicado o ácido prússico, fabricado por uma indústria química especializada em vermes chamada Cyclon B. outros campos mais ‘primitivos’, como o de Belzec, empregavam o monóxido de carbono, cujo efeito letal demorava horas. Na noite de 2 para 3 de agosto de 1944, foram exterminados os últimos 2.897 ciganos de Auschwitz, dos 20.943 ali registrados.


Em julho, começou o extermínio dos habitantes do gueto de Varsóvia, transferidos para Treblinka. Em seguida, as imensas instalações do campo de Auschwitz-Birkenau (um complexo de 40 m2 composto por três campos) tornaram-se o principal local de extermínio. Em 22 de junho de 1941, quando Hitler invadia a União Soviética, dezenas de milhares de judeus desapareceram das cidades de Vilna, Kovno, Riga, Bialystock e Minsk. Participaram desses massacres sistemáticos os Einsatzgruppen (unidades especiais), cuja missão ficou conhecida como Operação Barbarossa. O nazista Herbert Çucurs, mandante da matança de Riga, refugiou-se no Brasil, onde viveu até o final da década de 1960, sendo protegido pelo DEOPS/SP, após ter sido denunciado por sobreviventes judeus radicados em São Paulo.


A partir de 1942, a grande imprensa mundial começou a denunciar os atos genocidas dos nazistas, usando termos como ‘extermínio sumário’, ‘crimes monstruosos’, ‘assassinatos em massa’, ‘morte por esgotamento físico’ e ‘morte pela fome nos guetos’. Em fevereiro de 1943, a rádio BBC de Londres informava que os nazistas haviam acelerado o extermínio de judeus na Europa ocupada. A denúncia de um ‘campo de morte’ para crianças e jovens em Radom, na Polônia, veio a público em setembro de 1942.
[...]


O povo judeu estava sendo morto; todos foram avisados, e a maioria das nações aliadas continuava afirmando que ‘não sabiam de nada’. Em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho liberou Auschwitz, identificado como a própria imagem da morte. Os 7.650 prisioneiros ainda vivos eram apenas espectros humanos. Só nesse campo morreram 1,5 milhão de judeus e 100 mil não judeus (russos, poloneses e ciganos). Em abril de 1945, autoridades inglesas e americanas ordenaram que as atrocidades cometidas pelos nazistas fossem documentadas no local. Diante da ‘abertura dos campos de morte’ pelas tropas aliadas, a humanidade pôde constatar até que ponto pode chegar a crueldade humana.”





MARIA LUIZA TUCCI CARNEIRO é historiadora, professora Livre-Docente da Universidade de São Paulo, coordenadora do LEER-Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação/USP e autora de diversos livros, entre os quais O anti-semitismo na Era Vargas e O veneno da serpente, ambos pela Perspectiva.



Fonte: Leituras da História especial –Grandes Genocídios – ano I – nº 2, pp. 40-45



Seleção: LdeM



Mais sobre o Holocausto / Shoal


quinta-feira, 7 de março de 2013

Rosa Branca contra o nazismo





A Vitória póstuma da Rosa Branca


por Christine Levisse-Touzé

 in: História Viva, Ano IV, 41, pp. 38-41)

“Em 1941, com alguns colegas, os estudantes Hans e Sophie Scholl, de Munique, fundaram um movimento de resistência ao regime nazista, denunciando os seus crimes e utilizando panfletos para conclamar os alemães à rebelião.”

“A Rosa Branca [Weise Rose] é o mais conhecido dos movimentos alemães de resistência a Hitler. A obra de Inge Scholl, irmã de Hans e Sophie, fundadores do movimento, foi publicada pela primeira vez em 1953, em versão francesa, La Rose Blanche, six Allemands contre le nazisme [A Rosa Branca, seis alemães contra o nazismo, Éditions de Mnuit, 1995], e, desde então, vem sendo regularmente reeditada. Exposições lhe foram dedicadas na Alemanha, em especial em Munique, berço do movimento.

[...]

Diferentemente de outros movimentos, a Rosa Branca logo passou a simbolizar uma resistência pura e moral. O nome foi escolhido por Hans Scholl. Seus membros passaram rapidamente à ação, por meio da divulgação de panfletos em que acusavam o regime, encorajando os colegas a se revoltar. Denunciavam crimes cometidos na frente soviética em nome da guerra de extermínio, e chegaram até mesmo a pregar a resistência passiva.

Sua ação se desenvolveu em três fases bem marcadas: em junho e julho de 1942, houve a divulgação dos quatro primeiros panfletos; de novembro de 1942 ao final de janeiro de 1943, deu-se a produção do quinto panfleto; em fevereiro de 1943, ocorreu a radicalização de sua ação, com inscrições nos muros e a redação do sexto panfleto. Entre 27 de junho a 12 de julho de 1942, Hans Scholl e Alexander Schmorell distribuíram as quatro primeiras Folhas da Rosa Branca em Munique. Seu objetivo era provocar uma reação dos membros da ‘cultura cristã ocidental’ e da intelligentsia alemã, e suscitar o patriotismo. Segundo seus redatores, os intelectuais foram os responsáveis pelo fracasso político da Alemanha.

[...]

De novembro de 1942 ao final de janeiro de 1943, o grupo se esforçou para convencer a população, e se estendeu a outras cidades, em especial Hamburgo. Hans Scholl e Alexander Schmorell fizeram contato com Falk Harnack, irmão de Arvid, um dos chefes da Rote Kapelle [Orquestra Vermelha], cuja existência haviam descoberto. Ao estabelecer relações com um marxista convicto, esperavam poder atingir grupos de resistentes de Berlim.

[...]

Quando do anúncio da capitulação alemã de Stalingrado, em 3 de fevereiro de 1943, os resistentes decidiram exacerbar sua ação, redigindo um sexto panfleto. O grupo visava prioritariamente os estudantes de Munique, que tinham ousado enfrentar a autoridade do Gauleiter Giesler, em 13 de janeiro de 1943, por ocasião das cerimônias ligadas ao 470º aniversário da universidade. Redigido por Kurt Huber, Hans Scholl e Alexander Schmorell, o panfleto dirigia-se diretamente aos estudantes: ‘A derrota de Stalingrado atirou nosso povo no estupor. A vida de 300 mil alemães, eis o que custou a estratégia genial desse soldado de segunda classe, promovido a general dos exércitos. Führer, nós te agradecemos. [...] Nunca mais! Chegou o dia de exigir explicações da mais execrável tirania que este povo jamais suportou. Em nome da juventude alemã, nós exigimos do Estado de Adolf Hitler o retorno às liberdades individuais. [...] Para nós só existe um imperativo: lutar contra a ditadura! [...]’

[...]

Os estudantes eram convidados a se lançar contra o regime, à imagem da luta de 1813 contra Napoleão. Aproveitando o desmoronar do mito de Hitler, em seguida à derrota de Stalingrado, eles se tornaram mais audaciosos. Durante as noites de 3 a 16 de fevereiro, nas paredes da universidade e de outros prédios públicos, escreveram frases como ABAIXO HITLER, HITLER, ASSASSSINO DAS MASSAS, LIBERDADE, com suásticas riscadas.


O epílogo foi dramático. Em 18 de fevereiro de 1943, Hans e Sophie Scholl dispuseram várias pilhas de panfletos na saída das salas de aula e corredores da universidade. Subiram até outro andar, de onde Sophie lançou o restante dos panfletos no pátio. O encarregado da universidade, Jakob Schmid, os interpelou. Dos 1.200 panfletos distribuídos, a Gestapo interceptou 800. Hans e Sophie, detidos pela Gestapo, foram levados ao palácio de Wittelsbach e interrogados durante quatro dias. [...] Seu processo foi aberto em 22 de fevereiro, no tribunal do Palácio de Justiça de Munique. Roland Freisler, presidente do Tribunal do Povo, vindo expressamente de Berlim para o caso, comportou-se mais como acusador do que como juiz durante todo o processo. Eles foram acusados de ‘apoio pérfido ao inimigo, organização de alta traição e desagregação dos exércitos’. [...] Os próprios acusados fizeram sua defesa. Sophie Scholl confessou sua participação na distribuição de panfletos: ‘O que nós dissemos e escrevemos muitos pensam, mas não ousam admitir’.

Os três acusados deram prova de surpreendente dignidade, quando do anúncio do veredicto. Hans escreveu nas paredes da prisão a seguinte citação de Goethe: ‘Enfrentar todas as forças contrárias’. Logo depois das 17 horas, os três amigos foram guilhotinados. Alexander Schimorell, Willi Graf e Kurt Huber foram condenados à morre em 19 de abril de 1943. Três novos processos julgaram outros membros, mas as penas de morte não foram aplicadas, porque a população de Munique reagiu contra a dureza dos julgamentos.

A maioria dos membros da Rosa Branca foi detida e o movimento, desmantelado. A determinação daqueles jovens de enfrentar o terror fez deles resistentes no sentido literal do termo. Eles acreditaram que podiam interferir no curso da guerra e provocar uma mudança de opinião. Sua grande vitória foi demonstrar que havia uma outra Alemanha para além do nazismo.”


Fonte: História Viva, Ano IV, 41, pp. 38-41



Seleção: LdeM



Mais info


Filmes baseados
na resistência da Rosa Branca

Sophie Scholl – Último dias

A Rosa Branca / 1982

A Rosa Branca / 2005